EM TEMPOS DE PANDEMIA, DORMIR COM OS FILHOS PEQUENOS É UM ALENTO

maio 31, 2020


EM TEMPOS DE PANDEMIA, DORMIR COM OS FILHOS PEQUENOS É UM ALENTO

Fico apavorada só de listar tudo que é preciso para dar conta nessa quarentena. Tarefas cotidianas, filhos, trabalho... e as questões pessoais subjetivas: medo, ansiedade, saudade, tristeza, lutos. É uma lista gigante e que resulta, em muitos momentos, em choro e vontade de voltar a ser criança.
O dia passa rápido e a hora de dormir é a mais esperada, mesmo que nunca seja pontual. “Mamãe, você vai deitar comigo? Só um pouquinho? Posso dormir com você?” 

Em muitas noites, é assim que as coisas acontecem durante essa quarentena. Meu marido e eu tentamos fazer com que eles fiquem no quarto deles, pensando naquelas orientações daqueles que afirmam que deitar com crianças na hora de dormir é um mau hábito. Mas talvez – como eu – exista uma pequena voz na parte de trás da cabeça que sussurra: você nunca recuperará esse momento. Essa voz é persistente. E fala a verdade, com amor. “Sim, filhos. Vamos dormir juntos.”
Nós todos estamos vulneráveis, nossos filhos são pequenos e precisamos nos acolher uns aos outros, perceber o que causa essa dependência momentânea. Isso tudo vai passar, inclusive, a vontade deles de dormir juntos dos pais mais velhos.

Ah! E se depois as crianças se tornarem dependentes? E a intimidade do casal?
Nesse momento, a realidade da minha família é viver o agora. Só temos uns aos outros e nós não negaremos um suporte emocional a um filho por pensar no depois. A nossa intimidade continua preservada dentro das possibilidades de uma pandemia. Nunca vivemos isso antes.
Tudo é um novo desafio, aprendizado. E nós vamos construindo juntos os nossos pilares.
Quem tem respostas concretas para o depois? O depois virá com novos desafios e nós o enfrentaremos da maneira que for possível.
Por enquanto, dormir com os nossos filhos é um alento. É um momento de cuidado, de troca, de um amor puro e verdadeiro, a confirmação de um vínculo. Isso nos fortalece.

Mila Cavalcanti

You Might Also Like

0 comentários

Muito obrigado pelo comentário, compartilhe este relato com sua rede de contatos.